top of page
Buscar

Por que você se culpa?

  • paulaizidro
  • 22 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura


ree

A culpa, aquele sentimento amargo de remorso que conforme a sua intensidade pode paralisar ou movimentar, pode trazer crise ou soluções, mas muitas vezes é levado na bagagem como um fardo duro e pesado, podendo inclusive ter consequências para a saúde mental, como por exemplo a autodepreciação e a ansiedade.


Podemos sentir culpa por tantas razões: Por gerarmos expectativas que não conseguimos cumprir, por agir no impulso, por uma ter feito algo ou por ter sido passivo, por decepcionar expectativas de outros, entre tantas outras possibilidades.


Quantas vezes quando estamos nos remoendo por culpa escutamos “Não se culpe”, “não foi sua culpa!”. Infelizmente estas frases não são capazes de nos “absolver” do sentimento de culpa. Você provavelmente também já foi este ouvinte.


A análise que gostaria que você fizesse não é se você deve ou não sentir culpa e sim se você possui o mesmo critério de cobrança e julgamento para você que o critério que tem para as histórias que não são suas.


Para esta reflexão, responda a pergunta: Você se dá oportunidade para o perdão, aceitação e crescimento pessoal?


Se tratar com o mesmo olhar acolhedor que fazemos pelos outros para que este sentimento de culpa não seja assombroso é um exercício que exigirá entrega da sua parte rumo a uma jornada transformadora, inclusive em direção ao desejo de reparação ao invés do desejo de autopunição.


Paula Izidro

Psicóloga Clínica

CRP 06/161607

 
 
 

Comentários


  • Whatsapp

© 2024 Paula Izidro

bottom of page